Cel/Whats: 54-98100-9801

PAUTA 2018 – EAD E OUTRAS NOVIDADES

HomeUncategorizedPAUTA 2018 – EAD E OUTRAS NOVIDADES

 

O modelo de cursos presenciais mantém suas características cada vez mais segmentadas. A falta de mobilidade urbana nos grandes centros, bem como a falta de profissionais especializados para atender nas cidades de médio e pequeno porte faz com que a ferramenta internet se torne, no mínimo, a porta de entrada para o ensino dos mais variados assuntos. A Música foi um dos primeiros segmentos a sofrer mudanças com a chegada da rede telemática mundial, e ainda no crepúsculo do século passado sofreu forte modificação, a princípio em sua distribuição com a chegada do Napster e outros portais que logo decretaram o declínio das grandes gravadoras, seguido da revolução na produção musical.

A Pauta acompanhou essa movimentação, sendo criada em 1989 e até hoje se recusa à obsolescência sempre se renovando, reformulando, reinventando e aplicando ideias novas. Foi assim com o projeto Toque Igual ao Disco, que ainda antes da internet atendia pelos Correios a uma procura de transcrições musicais que produzia ótimos resultados no ensino musical. Os estudantes de instrumentos musicais podiam encomendar à distância transcrições de solos, trechos, licks, riffs e até de arranjos completos. O guitarrista Steve Vai iniciou sua carreira de sucesso transcrevendo solos de Frank Zappa, e muitos outros casos ilustram historicamente a importância didática da transcrição.

Em seguida, o Toque Igual ao Disco inovou o merchandising no mercado musical lançando uma série de CDs didáticos produzidos com instrumentos e equipamentos gentilmente cedidos por importadores, distribuidores e fabricantes no regime de cessão por comodato. Os trabalhos eram gravados com os equipamentos cedidos, que figuravam nas estampas da mídia usada para sua veiculação, suas capas, inserções publicitárias e outras formas de divulgação. Roland do Brasil, Equipo e Quanta Music abraçaram a ideia, se tornando parceiras da Pauta em diversos empreendimentos, sempre focados na busca de novas, eficientes e lúdicas formas de ensino musical.

Já profetizando a expansão das atividades pioneiras e inovadoras para além do eixo Rio-SP, a Pauta criou em Porto Alegre sua primeira frente fora do Estado de sua formalização como empresa produzindo o Toque Igual ao Disco em formato de revista de letras cifradas, com a transcrição da íntegra de lançamentos no mercado fonográfico. Não contente, criou na CCMQ – Casa de Cultura Mario Quintana – o LAMA – Laboratório de Música Aplicada, com aulas e outras atividades, sempre contando com o apoio de players do mercado musical local com formas de parceria inéditas, como a distribuição de publicações pela rede de lojas Multisom, ao arrepio do looby das grandes distribuidoras.

Continuamos inquietos, e agora percebendo o estado semi-caduco das escolas de música tupiniquins, sempre chorando a perda de alunos sem realizar melhoramentos que os mantenham e atraiam outros, lança uma iniciativa de estudo de música, áudio, produção musical e computer music para atender não só o mercado brasileiro, mas se estendendo ao planeta azul pelas características intrínsecas da internet, pela universalidade da Música e uma forte ajuda do idioma bretão. Estamos com nossa plataforma de EAD em fase final de implantação, com materiais distribuídos pelo iTunes Affiliate Program, aguardando apenas a definição do host que abrigará as outras instâncias do projeto.

Desde 2017 o site da Pauta está de cara nova, alma evoluída e cérebro acelerado, enquanto quase todas as iniciativas de ensino musical e de tecnologia associada à Música no Brasil rastejam em andamento de cágado, e conceito definido retirando o acento da undécima palavra retroativa… Como ninguém ou nenhuma empresa é uma ilha, principalmente em águas econômicas tenebrosas, estamos nos associando à produtora NOISE AUDIO, AUDIOBRAZIL, ANAFIMA, FREE NOTE, revistas MÚSICA&MERCADO, VIOLÃO+, TECLAS&AFINS, TV CIDADE FARROUPILHA, e com as portas e janelas abertas para somar e multiplicar, em vez de subtrair e dividir.

Por:

O autor ainda não preencheu seu perfil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *